segunda-feira, 21 de maio de 2007

Entrevista!!!

Alexandre Franco é apreciador de carros antigos e nos responde questões com grande desembaraço, sobre um dos seus assuntos preferidos: os Carros Antigos.

Porque tantas pessoas valorizam os carros antigos?
Alexandre: Seria a realização de um sonho antigo de uma pessoa que na época, desejava obter aquele carro e não tinha condições financeira e, hoje, mesmo tendo a oportunidade de comprar um carro moderno, não se satisfaz por completo, pois criou-se um desejo sentimental que só será realizado quando obter aquele "objeto" que mesmo não tendo valor algum, ou representar nada para outra pessoa, significa muito para esse sonhador.

Existe alguma "tribo" para os amantes de carros antigos?
Alexandre: Sim, não apenas uma, mas várias, e ficam situadas em diversos pontos do país. Esses encontros são divididos pelos modelos dos carros, como por exemplo, existe o clube do Monza, da Maverick, do Fusca, do Opala, das Pickup´s e de muitos outros, inclusive do Celta. O s clubes não permitem negociações entre freqüentadores, mas muitos negociam escondido.

Quem freqüenta esses encontros?
Alexandre: Costumo ir com meus filhos e minha esposa, o lugar é tranqüilo e além de conseguirmos contatos (que é muito interessante), fazemos amizades e freqüentamos não somente os encontros dos carros antigos mas outros lugares também. O legal dos encontros, é que muitas pessoas vestem-se com as roupas da típica do carro.

Nos dias atuais não é comum vermos veículos muito antigos nas ruas, existe alguma explicação para isso, já que existem tantos apreciadores?
Alexandre: Existe uma lei brasileira que proibe que carros antigos andem nas ruas das cidades, através disso, a Federação Brasileira de Veículos Antigos faz uma avaliação geral no automóvel e caso considerem que o veículo não tem condições de transitar nas ruas, o proprietário deverá pagar a vistoria e caso contrário, o mesmo recebe a placa preta, passando a ser considerado um carro clássico e permitindo que o veículo possa transitar livremente.

Como é feita essa avaliação e o que o veículo precisa ter para obter a placa?
Alexandre: O veículo avaliado deverá receber uma pontuação mínima e, caso algum ítem não estiver de acordo com a exigência serão descontados pontos, que somados indicará se o veículo está ou não seguro para andar nas ruas. A pessoa que ter seu veículo avaliado deverá se associar a algum clube e não pode haver nenhuma peça que não seja original do veículo, além da conservação que deve permanecer intacta.


Onde podem ser encontradas as peças para restauração de um veículo antigo?
Alexandre: Alguns anos atrás não encontrava-se peças para veículos antigos com grande facilidade, hoje existem empresas que produzem essas peças e distribuem no mercado, mas mesmo com o acesso fácil o preço continua alto.


Alexandre é freqüentador dos encontros de carros antigos e funcionário do Auto Shopping Cristal (localizado no Shopping SP Market), além da entrevista, disponibilizou-nos algumas fotos dos encontros e de seu arquivo pessoal:


Nenhum comentário: