segunda-feira, 30 de abril de 2007




Historia das duas rodas.




Neckarsülm alemã de 1906, a motocicleta mais antiga na exposição do Museu Histórico Nacional




“Amazonas a maior moto da historia foi fabricada no Brasil”


Vida sobre duas rodas, vento no rosto e uma enorme sensação de liberdade, é assim que os amantes das motocicletas definem a preferência por este veículo. No transito de uma cidade como São Paulo ou numa auto-estrada existem pessoas que trocam o conforto de um carro pela adrenalina de estar em cima de uma moto.

A motocicleta ou popularmente conhecida como moto tem muitos amantes porem o que muitos não sabem é como tudo começou.



A motocicleta foi inventada simultaneamente por dois homens que não se conheciam um francês e Lowis Perreaux e o americano Sylvester Roper; os dois cada um em seu país de origem realizaram pesquisas e testes. A primeira moto na verdade uma bicicleta com motos a vapor que foi fabricado em 1869 e era o resultado dos estudos dos dois. Sociedades desenvolvidas como Estados Unidos, França e Inglaterra possuíam locomotivas e ônibus movidos por motor a vapor circulando normalmente por entre as cidades; porem pesquisadores e empresários da época buscavam alternativas às grandes; daí surgiu a moto.
Quando a moto foi criada com motor a vapor, já era popular o motor de combustão interna movido a gasolina; porem a primeira motocicleta com este tipo de motor só foi produzida dezesseis anos depois de sua criação; 1885, pelo alemão Gottlieb Daimler e seu ajudante Wilhelm Mayback.
Daimler que ficou conhecido no mundo inteiro por criar automóvel, e que hoje é uma das montadoras mais conceituada no mercado; cria um motor movido a gasolina com uma cilindro, leve e rápido; adaptado a uma bicicleta de madeira. Daimler não tinha a intenção de criar e trabalhar em um veiculo de duas rodas, queria apenas testar o novo propulsor; seu filho Paul Daimler teve a honra de pilotar essa motocicleta. Depois Gottlieb se dedicou apenas a criar automoveis.
O motor de combustão interna proporcionou que as motocicletas fossem fabricadas em escala industrial; dois tipos de motores disputavam o mercado: o que funcionava pelo
Ciclo de Otto e tinha quatro tempos, criado por Daimler e Mayback; e o outro que possuía dois tempos e eram menores, leves e mais baratos. Os frabicantes de ciclomotor – veículos intermediários entre a bicicleta e a motocicleta – tinham um grande dilema que era onde colocar o motor; problema este que só foi solucionado no inicio do século XX, o motor fica na parte interna do triangulo que é formado pelo quadro; modelo esse que é usado até hoje.
Mas antes disso vários modelos foram fabricados, cada um com o motor em um local diferente: o motor atrás do selim, na frente do guidão, dentro ou sob o quadro da bicicleta, no ciclo da traseira e também da roda dianteira.


Ciclomotor de 48cm3: primeiro modelo criado pela Honda, em 1948

A moto no Brasil

No Brasil a historia começa no inicio do século passado com a importação de modelos europeus e alguns americanos; e dividiam espaço com veículos similares como sidecars e triciclos com motores. Antes do fim da primeira década do século já existiam 19 modelos diferentes rodando pelas vias do país; entre elas dois modelos americanos que destacam até hoje, eram elas uma Indiam e uma Harley Davidson, e as européias: FN 4 cilindros ( belga), Henderson (inglesa) e a NSU que era alemã.
Somente na década de 50 o Brasil teve uma motocicleta fabricada no território nacional que foi a Monark com um motor inglês BSA de 125 cm3; lançado em 1951. Depois lançaram modelos maiores com propulsores CZ e Jawa, da Tchecoslováquia e um ciclomotor – Motoneta – equipada com um motor NSU alemão. Na cidade de São Paulo na mesma década chegaram as motonetas Lambreta,Saci e moskito; no estado do Rio de Janeiro a Iso começa a ser fabricada com um motor italiano de 150 cm3, também a Vespa e o Gulliver um ciclomotor.
Apenas na década de 80 grandes montadoras mundiais abrem filiais no Brasil, Honda, Yamaha, Piaggio, Brumano, Motovi (nome usado pela Harley Davidson nas fabricas do Brasil), Alpina; e as brasileiras FBM e AVL.Nessa época surgiu a maior motocicleta do mundo, a Amazonas com um motor Volkswagen de 1600cm




para este texto foi consultado como base de estudos conteudos on-line.
site:viagemdemoto.com.br/

Nenhum comentário: